2012
Ação de (in) Formação
«Abusos de crianças e jovens: que sinais e intervenção?», foi a pergunta para a qual se procurou resposta, durante a sessão de (in)formação promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arouca, no dia 31 de outubro de 2012, no auditório da Escola Secundária. Teresa Magalhães, professora universitária, e membro do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, foi a oradora convidada.
Atividade de Natal 2012
2013
Comemoração 10 anos da CPCJ Arouca 2013
As comemorações contaram com várias atividades destinadas à família e tiveram a presença de vários grupos onde as crianças e os jovens demonstram as suas artes. Além de uma tarde de diversão, foram apresentadas atividades onde as nossas crianças e jovens poderam estar integrados, tornando-se um fator de proteção face aos imensos riscos que aliciam estas idades.
Dia Mundial da Criança 2013
Jogo da glória
O jogo da glória teve como objetivo dar a conhecer a Convenção dos direitos das crianças.
De uma forma lúdica e interativa permitiu às crianças viajar pelo mundo dos seus direitos!
De uma forma lúdica e interativa permitiu às crianças viajar pelo mundo dos seus direitos!
"CPCJ: O trabalho em rede e a importância da intervenção da comunidade"
Esta sessão tem como objetivo abordar a importância do trabalho em rede das instituições em matéria de infância e juventude e refletir acerca da importância da intervenção da comunidade. Contamos com a presença de todos. Todos somos mais. Todos somos imprescindíveis no âmbito de problemáticas de risco. Participe!
|
Local: auditório GNR Arouca
Destinatários: comunidade em geral
Programa
14h 30 – Abertura
Eng. Artur Neves [Presidente da Câmara Municipal de Arouca]
Dr. Armando Leandro [Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens] Capitão Carlos Canatário [representante da GNR na CPCJ de Arouca] Dr.ª Ana Teixeira [Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arouca]
15h00 - Paulo guerra [Juiz desembargador no Tribunal da Relação de Coimbra e Docente do CEJ] – “CPCJ: uma intervenção da comunidade?”
16h00 – João Duarte [Presidente da CPCJ Ovar] - “A importância do trabalho em rede das instituições com intervenção em matéria de infância e juventude”.
16h30 – Debate
17h00 – Encerramento
Jogo do Bullying
A CPCJ juntou-se à equipa PES na comemoração do Dia Escolar da Paz e da não Violência, nos dias 28, 29 30 e 31 de Janeiro,.
Através de um jogo didático, adaptado do jogo "A brincar e a rir, o Bullying vamos prevenir", as crianças do 1º ciclo ficaram a conhecer os diferentes tipos de bullying, as diversas formas de expressão do mesmo, bem como as formas de se protegerem e de agirem.
As várias sessões terminaram com a discussão das temáticas abordadas, sendo notória a apreensão dos conteúdos expostos.
|
Este jogo tem como propósito:
- Divulgar, de forma lúdica, o Bullying junto das crianças de 1º ciclo, nomeadamente de 3º e 4º anos, do concelho de Arouca.- Divulgar as diversas formas de Bullying, bem como as consequências e as formas de prevenção- Dotar as crianças de ferramentas que permitam identificar situações de Bullying e denunciar as mesmas, de forma a prevenir a existência de Bullying.
Sem comentários:
Enviar um comentário