Atividades desenvolvidas

2012

Ação de (in) Formação


«Abusos de crianças e jovens: que sinais e intervenção?», foi a pergunta para a qual se procurou resposta, durante a sessão de (in)formação promovida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arouca, no dia 31 de outubro de 2012, no auditório da Escola Secundária. Teresa Magalhães, professora universitária, e membro do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, foi a oradora convidada.

Image





Atividade de Natal 2012




2013 


Comemoração 10 anos da CPCJ Arouca 2013




As comemorações contaram com várias atividades destinadas à família e tiveram a presença de vários grupos onde as crianças e os jovens demonstram as suas artes. Além de uma tarde de diversão, foram apresentadas atividades onde as nossas crianças e jovens poderam estar integrados, tornando-se um fator de proteção face aos imensos riscos que aliciam estas idades.

Dia Mundial da Criança 2013





Um dia em movimento, um dia cheio de actividades, um dia dedicado aos mais pequenos. Dia 1 de Junho é Dia Mundial da Criança, e o Parque Municipal transforma-se num pequeno reino de espectáculo, fantasia, convívio e brincadeiras, a partir das 14:30. Os pequenos reis e rainhas podem assistir a espectáculos de ballet, dança e música, e podem ainda tomar de assalto os insufláveis e fazer pinturas faciais, entre muitas outras coisas. Aventura-te e vem reinar, num dia que te é inteiramente dedicado. Um desafio da Câmara Municipal de Arouca e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Arouca.



Jogo da glória


O jogo da glória teve como objetivo dar a conhecer a Convenção dos direitos das crianças.
De uma forma lúdica e interativa permitiu às crianças viajar pelo mundo dos seus direitos! 












"CPCJ: O trabalho em rede e a importância da intervenção da comunidade"

Esta sessão tem como objetivo abordar a importância do trabalho em rede das instituições em matéria de infância e juventude e refletir acerca da importância da intervenção da comunidade. Contamos com a presença de todos. Todos somos mais. Todos somos imprescindíveis no âmbito de problemáticas de risco. Participe!


Data: 12.11.2013
Local: auditório GNR Arouca
Destinatários: comunidade em geral









Programa
                                                                                                                       
14h 30 – Abertura
Eng. Artur Neves [Presidente da Câmara Municipal de Arouca]
Dr. Armando Leandro [Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens]
Capitão Carlos Canatário [representante da GNR na CPCJ de Arouca]
Dr.ª Ana Teixeira [Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Arouca]
15h00 - Paulo guerra [Juiz desembargador no Tribunal da Relação de Coimbra e Docente do CEJ] – “CPCJ: uma intervenção da comunidade?”
16h00 – João Duarte [Presidente da CPCJ Ovar] - “A importância do trabalho em rede das instituições com intervenção em matéria de infância e juventude”.
16h30 – Debate
17h00 – Encerramento

Jogo do Bullying 

A CPCJ juntou-se à equipa PES na comemoração do Dia Escolar da Paz e da não Violência, nos dias 28, 29 30 e 31 de Janeiro,


Através de um jogo didático, adaptado do jogo "A brincar e a rir, o Bullying vamos prevenir", as crianças do 1º ciclo ficaram a conhecer os diferentes tipos de bullying, as diversas formas de expressão do mesmo, bem como as formas de se protegerem e de agirem.
As várias sessões terminaram com a discussão das temáticas abordadas, sendo notória a apreensão dos conteúdos expostos.





Este jogo tem como propósito: 

-  Divulgar, de forma lúdica, o Bullying junto das crianças de 1º ciclo, nomeadamente de 3º e 4º anos, do concelho de Arouca.- Divulgar as diversas formas de Bullying, bem como as consequências e as formas de prevenção- Dotar as crianças de ferramentas que permitam identificar situações de Bullying e denunciar as mesmas, de forma a prevenir a existência de Bullying.  

Sem comentários:

Enviar um comentário